Foto: Vinicius Becker (Diário)
O bugio que causou a interrupção no fornecimento de energia elétrica em Santa Maria, na última sexta-feira (14), morreu no final da manhã desta terça-feira (18). O animal estava recebendo cuidados intensivos no Zoológico São Braz, mas não resistiu a gravidade dos ferimentos provocados pelo choque elétrico.
Em nota oficial, o Zoo São Braz comunicou a morte e informou que o corpo do primata foi encaminhado para o Laboratório de Patologia Veterinária (SEDIVET LPV) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para a realização de necropsia.
"Lamentamos muito o ocorrido, mas dentro de nossa esfera de competência a nossa equipe técnica trabalhou incessantemente para tentar salvá-lo", diz o comunicado da instituição, que também agradeceu as doações e mensagens de apoio recebidas da comunidade.
Relembre o caso
O animal, um macho adulto, foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros na sexta-feira (14), após acessar a rede da Subestação Santa Maria 3, no Distrito Industrial. O incidente provocou curtos-circuitos e exigiu o desligamento da energia em parte da cidade para o resgate seguro.
Encaminhado ao zoo, o bugio chegou em estado de estupor e permaneceu em coma desde então. Em entrevista anterior ao Diário, o médico veterinário Leonan Oliveira havia classificado o prognóstico como reservado, citando o risco de danos ao sistema nervoso central.